Alcance x Impressão: Qual estratégia utilizar?

· 03/12/2018 · 10:00

Pelo contrário do que muitos pensam, promover algo nas redes sociais não é nenhum bicho de sete cabeças. Com apenas 10 minutos você já pode colocar um anúncio no ar, mesmo que de maneira genérica, já que existem vários jeitos de se fazer isso e, dependendo de sua escolha, diferentes resultados podem vir à tona.

No off-line não era possível ter resultados precisos e detalhados de alcance de uma mídia de massa, já o on-line permite que tudo seja mensurado, mesmo que o anúncio ainda esteja em veiculação. Conseguimos saber quantas pessoas viram, qual a frequência de exibição para a mesma pessoa, qual foi a interação da pessoa ao ver aquele anúncio e, todos esses dados são convertidos em números. Ao final de uma campanha on-line, uma cachoeira de dados são entregues ao anunciante e ele nem sempre sabe o que fazer com tudo aquilo. Por isso, hoje vou falar pra vocês um pouquinho do que são os alcances e as impressões, e como você vai diferenciar cada um deles.

Logo no primeiro contato com os resultados, percebemos que o número de impressões é igual ou maior que o do alcance. Isso, porque ele mostra quantas vezes o anúncio foi exibido, independentemente de ser pra mesma pessoa ou não. Já o alcance, como você deve estar imaginando agora, é o número que mostra quantas pessoas viram os seus anúncios (pelo menos uma vez).

Agora ficou fácil né?! Mas não vou parar por aqui, quero te contar um outro segredinho.

Nem sempre será legal ter o número de impressões mais alto do que o de alcance. Pois, depende de N fatores, alguns deles são:

– A quanto tempo sua campanha está veiculando?

– Qual o tamanho da região que você está atingindo?

– O número de alcance estagnou, mas você ainda está recebendo retorno?

Se você está com a campanha no ar a muito tempo, talvez já seja hora de parar, ainda mais se for pra uma região pequena. Por outro lado, se você está trabalhando com uma região grande e não está recebendo retorno, hora de parar também. Por fim, se você está com uma região maior e o retorno continua aparecendo, aproveite disso pra continuar exibindo os seus anúncios. O feeling de cada anúncio deve ser um casamento entre anunciar e alcançar o retorno esperado.

Além disso, dependendo do resultado esperado, alcance e impressões podem não dizer nada, e ai eu estou falando de, no seu planejamento de campanhas on-line, isso estar bem definido. Gerar engajamento pode sermais importante e, só alcançar as pessoas, sem receber um feedback delas não é nada interessante, mas engajamento e campanhas que geram esse resultado, é papo pra um outro texto.

Por hoje é isso, pessoal. Espero que vocês tenham gostado do conteúdo e, se surgir alguma dúvida, deixa aqui nos comentários. Ah, e se precisar da gente, entre em contato e vamos marcar uma conversa, será um prazer. 😉

 

Maycon. Digital da Equipe FX7

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