Segundo o Google, a definição de atender vem do transitivo direto e transitivo indireto de dar atenção a, ouvir, responder.
Mas será que no contexto da Publicidade e Comunicação é tão simples assim?
E o ATIVO X REATIVO, vem de onde?
Aprendemos que atender é sempre dar atenção, cuidado e resolver o problema para o seu cliente, afinal, o cliente sempre tem razão, não é?
Não é somente isso, aliás, é muito além disso. Nós, Publicitários, profissionais de MKT e Comunicação temos que ser muito mais ATIVOS do que REATIVOS.
Reativo:
– Espera a solicitação do cliente;
– Não acompanha a criação da campanha;
– Espera outros darem as ideias, não arrisca suas próprias;
– Mais operacional do que criativo e ágil na resolução de problemas.
Ativo:
– Vai atrás das demandas antes do cliente solicitar;
– Planeja suas campanhas no começo do ano;
– Dá ideias, arrisca, faz diferente;
– É inconformado com o comum.
E aí, sua análise de hoje, você está sendo mais ATIVO ou REATIVO?
O relacionamento que o profissional de atendimento tem que ter não é somente com seu cliente, mas também, e tão importante quanto, é o relacionamento com o seu time criativo.
Saber lidar com as situações e ter o famoso “jogo de cintura” é essencial, já que ele se encontrará no meio do cabo de guerra, tentando mediar da melhor maneira possível para os dois lados.
Trazer a identidade e a dor do cliente para dentro da agência é um desafio constante, já que somente assim, seu time conseguirá criar de maneira efetiva a campanha que melhor atingirá o target do seu cliente.
E uma das principais características, na minha opinião, é saber gerir o JOB do planejamento à execução, conduzindo-o com a liderança necessária, assim você ganha o respeito da sua equipe, afinal, como profissional de Atendimento, é sua responsabilidade entregar a melhor solução.
Se você está começando agora, tome este texto como dica, afinal, muita coisa você irá adquirir com experiência.
E se você já está no mercado, e em um nível maior, compartilhe aqui com a gente o que fez mais diferença na sua carreira como Atendimento e algumas dicas. 😉