ATIVO x REATIVO: vamos falar de atendimento?

· 01/10/2018 · 10:00

Segundo o Google, a definição de atender vem do transitivo direto e transitivo indireto de dar atenção a, ouvir, responder.

Mas será que no contexto da Publicidade e Comunicação é tão simples assim?

E o ATIVO X REATIVO, vem de onde?

Aprendemos que atender é sempre dar atenção, cuidado e resolver o problema para o seu cliente, afinal, o cliente sempre tem razão, não é?

Não é somente isso, aliás, é muito além disso. Nós, Publicitários, profissionais de MKT e Comunicação temos que ser muito mais ATIVOS do que REATIVOS.

Reativo:

– Espera a solicitação do cliente;

– Não acompanha a criação da campanha;

– Espera outros darem as ideias, não arrisca suas próprias;

– Mais operacional do que criativo e ágil na resolução de problemas.

Ativo:

– Vai atrás das demandas antes do cliente solicitar;

– Planeja suas campanhas no começo do ano;

– Dá ideias, arrisca, faz diferente;

– É inconformado com o comum.

E aí, sua análise de hoje, você está sendo mais ATIVO ou REATIVO?

O relacionamento que o profissional de atendimento tem que ter não é somente com seu cliente, mas também, e tão importante quanto, é o relacionamento com o seu time criativo.

Saber lidar com as situações e ter o famoso “jogo de cintura” é essencial, já que ele se encontrará no meio do cabo de guerra, tentando mediar da melhor maneira possível para os dois lados.

Trazer a identidade e a dor do cliente para dentro da agência é um desafio constante, já que somente assim, seu time conseguirá criar de maneira efetiva a campanha que melhor atingirá o target do seu cliente.

E uma das principais características, na minha opinião, é saber gerir o JOB do planejamento à execução, conduzindo-o com a liderança necessária, assim você ganha o respeito da sua equipe, afinal, como profissional de Atendimento, é sua responsabilidade entregar a melhor solução.

Se você está começando agora, tome este texto como dica, afinal, muita coisa você irá adquirir com experiência.

E se você já está no mercado, e em um nível maior, compartilhe aqui com a gente o que fez mais diferença na sua carreira como Atendimento e algumas dicas. 😉

 

Nádia. Atendimento da Equipe FX7

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