Certamente, nós estamos vivendo um momento único no mundo. Não sei você, mas eu nunca imaginei me deparar com uma notícia de que um vírus conseguiu parar o mundo.
Vivemos tempos onde não temos outras crises vividas para nos embasar nas soluções, a incerteza é grande já que não será somente a saúde física das pessoas que será afetada.
Eu acredito que a palavra de ordem neste momento é empatia, ela, que faz nos colocar no lugar de outra pessoa, enxergar do outro ponto de vista.
É por isso que vim escrever por aqui hoje, para te mostrar a transformação de mundo nesses tempos de COVID. Olha só que bacana algumas ações que estão ocorrendo de marcas engajadas a ajudar nessa mudança:
- A Ambev anunciou a produção de 500 mil unidades de álcool em gel para serem distribuídos aos hospitais da rede pública de saúde (SUS), nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Cada hospital receberá 5 mil fracos.
- O Itaú anunciou a doação de R$ 150 milhões para apoiar o País na guerra contra o COVID-19. O valor doado por meio da Fundação Itaú para Educação e Cultura e do Instituto Unibanco, vai ser destinado para infraestrutura hospitalar, compra de equipamentos (como respiradores), cestas de alimentação e kits de higiene.
- A Vale comprou 5 milhões de kits de testes rápidos para o novo coronavírus, para ajudar o Brasil no combate à disseminação da doença. Os testes, que foram comprados na China, permitem o resultado em apenas 15 minutos.
- Por meio do Instituto Lojas Renner, foi anunciado a doação de R$ 4,1 milhões à hospitais, para o combate ao COVID-19.
- Os donos do banco Inter e MRV engenharia, senhor Rubens Menin e Rafael Menin, anunciaram a doação de R$ 10 milhões para a compra de respiradores em Minas Gerais.
Sabe o mais legal disso tudo, que não são somente as grandes marcas que estão se propondo a ajudar:
- Têm pessoas deixando o contato para fazer compras para vizinhos idosos ou pessoas de grupo de risco;
- Tem galera ajudando a divulgar pequenos comércios e autônomos;
- Tem várias doações de cesta básica, entrega de marmitas para moradores de rua e para os caminhoneiros etc.
Tem muita coisa boa acontecendo também em paralelo e vamos juntos conseguir passar por essa fase, e, com toda certeza, sairemos dela fortalecidos e com uma visão muito mais ampla para a importância do coletivo, afinal é possível se adaptar e mudar em meio aos cenários de crise.
O que sua empresa e/ou você pode fazer neste momento? Talvez esta seja a hora de você alinhar o seu propósito a essas mudanças.