Os desafios do varejo

· 03/10/2018 · 10:00

O Comércio passa por profundas transformações, impulsionadas pelas mudanças no comportamento dos consumidores.

A loja tende a ser um ponto de tudo: relacionamento, informação, socialização, personalização, diversão e até de venda. Os varejistas precisam transformar os seus espaços em showrooms, ambientes de convivência, interação, experimentação, pontos de entrega, entre outros possíveis formatos.

Um estudo feito pela Deloitte, nos EUA, mostra que quando o consumidor entra em uma loja física, tendo pesquisado anteriormente as informações sobre o produto na Internet, o índice de efetivação da compra é de 86%, mas, quando ele vai à loja física sem ter passado por outros canais, a chance cai para 60%. Isso reafirma a necessidade e importância de canais físico e digital estarem totalmente conectados.

Cada vez mais não se distingue on-line do off-line. Quando está on-line, o consumidor está conectado as plataformas digitais, pesquisando, verificando suas opiniões com amigos, aprendendo, opinando, compartilhando e desenvolvendo um ponto de vista. Isso é o engajamento com a marca, onde a comunicação deve ir de encontro também aos interesses do consumidor, não somente do que a marca quer vender para ele.

A conexão e gestão de vários canais (On e Off) tornam o acesso do consumidor mais ágil e fácil.  A experiência omnichannel, dentre outras coisas, muitas vezes estimula que o consumidor experimente na loja, compre no e-commerce e volte para a loja física se precisar fazer uma troca.

Omnichannel não é deslocar os consumidores da loja física para comprar mais no online. Ser omnichannel é atender às necessidades de compra e suas preferências, tendo os canais de comunicação e venda integrados e transparentes e aos olhos do consumidor.

Acrescenta-se ainda um dado da Universidade de Harvard, sobre Neuromarketing, que diz que 95% das decisões de compra ocorrem motivadas por sensações.

Passamos da hora de repensarmos a experiência proporcionada ao consumidor, não apenas por ser um conceito de mercado, mas por observarmos índices que mostram que este é um caminho estratégico para o sucesso dos negócios na era digital.

Evans Filgueiras. Planner da Equipe FX7

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