Como evitar o fracasso

· 15/10/2018 · 10:00

Muitas são as variáveis que levam o gestor ao fracasso de seu empreendimento, e aumentam a taxa de mortalidade das empresas no Brasil.

Neste site do SEBRAE, você consegue verificar as pesquisas sobre o tema: Taxa de sobrevivência das empresas no Brasil.

Dentre outros estudos publicados sobre o tema, que apontam para duas áreas principais que geram situações de fracasso: o perfil do gestor e a competência de planejamento e gestão.

O perfil do gestor da empresa que não sobrevive, na maioria das vezes é o empreendedor que abriu o negócio por necessidade, seja por que necessitava de mais receita pessoal ou

ficou desempregado.  Outro perfil observado é aquele que por exigência exclusiva de um cliente ou fornecedor precisou ampliar ou remodelar o negócio em função do mesmo.

Na outra vertente, que tem a ver com o conhecimento, habilidade e atitude do gestor, as principais competências que promovem o fracasso do empreendimento estão agrupadas em: planejamento, controle e gestão.

Como o propósito da FX7 é promover o crescimento, cada vez mais nos especializamos no contexto onde estamos inseridos e ajudamos principalmente nossos clientes a fazerem escolhas que levem ao sucesso. E para isso um dos primeiros passos que mapeamos são os Fatores Críticos de Sucesso (FCS).

Fatores Críticos de Sucesso, são atributos importantes para os clientes daquele segmento de negócio. São algumas variáveis que se não são atendidas com uma performance aceitável, você não consegue vencer no mercado. Faz parte da etapa de planejamento mapear e qualificar os FCS de seu negócio.

Quando não se identifica os FCS, o que percebe-se é a tomada de decisões sem saber ao certo o que faz sentido ou é interessante para o mercado e, principalmente, para os clientes. Aí, o sucesso do projeto, fica por conta da sorte ou do destino.

Vamos dar um exemplo: Para um açougue, a limpeza, a diversidade de carnes, a qualidade das carnes, o atendimento, a localização e a facilidade de estacionamento, certamente devem compor os FCS daquele segmento. Ou seja, qualquer que seja o açougue, independente do tamanho, categoria, ou diferenciais, se a performance dos FCS não for satisfatória, dificilmente ele terá êxito.

O perfil de clientes que o seu negócio pretende atender, fará com que a exigência do desempenho de seus FCS sejam maior ou menor. No caso acima, se o açougue pretende atender uma classe social de maior poder aquisitivo (que normalmente paga mais e é mais exigente) a velocidade e exclusividade do atendimento são mais observadas, a oferta de carnes com cortes diferenciados ou exóticas passa a ser diferencial, a localização em lugar de maior segurança e de maior credibilidade somados a um estacionamento exclusivo, coberto e com maior disponibilidade de vagas geram facilidade de escolha, procedimentos de higienização tanto do processo de manuseio das carnes como na embalagem ampliam a percepção de qualidade. Entendeu?

Para descobrir os Fatores Críticos de Sucesso de seu negócio não é muito difícil, pergunte aos seus clientes quais são os atributos mais importantes para eles na hora de contratar uma empresa, serviço ou produto como o seu. Pergunte também aos clientes de seus concorrentes o mesmo. Ao final, identifique os atributos que aparecem com maior frequência nas respostas, estes são os FCS de seu segmento.

Quer saber mais um pouquinho? Assiste este vídeo aqui:

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Grande abraço e sucesso!

Evans Filgueiras. Planner da Equipe FX7

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