Criatividade, sua linda! Eu te quero mais que tudo, eu preciso de você.

· 14/12/2018 · 10:53

A criatividade é algo que deve ser despertada em nós, um exercício que deve ser estimulado diariamente. Não é uma qualidade destinada somente à artistas, publicitários, arquitetos ou designs. Afinal, o real objetivo da criatividade é resolver problemas.

Se você tem um problema você precisa de uma solução, correto? Mas por muitas vezes não percebemos o problema e nos acostumamos com isso, e, é necessário um olhar diferente e aguçado para ele. Mas como desenvolvemos a criatividade para resolver os problemas?

A melhor palavra que define isso é: repertório.

Não tem como ser criativo sem referências, você deve estar atento a tudo o que acontece a sua volta, na sua vida, na história, na arte, tecnologia, entretenimento, atento a qualquer coisa que possa agregar informações e referências para “unir” a melhor ideia.

Criar é combinar ideias, algo que você viu ali, juntando com o que você viu aqui, e assim nasce a solução criativa que você precisava.

Você pode se questionar: O que me impede de inovar?

Já dizia Pablo Picasso, “o maior inimigo da criatividade é o bom senso”. (Esta citação explica tudo né!) 😃

Pensar diferente, fora da caixinha, é essencial. O medo do ridículo pode impedir você de extrair algo incrível e inovador. Nas artes plásticas existe esse preconceito de muitas pessoas, por não enxergarem determinada obra de arte, porém o mais interessante da arte é justamente quebrar o convencional que nos é passado com a rotina e padrão de vida.

Então, o que posso passar para você é, permita-se ERRAR! Não fique fechado em regras, mas sim, foque no desafio de INOVAR.

E como já é de lei nos meus textos, não pode faltar aquelas famosinhas dicas né, então dá uma atençãozinha nos 04 passos para te ajudar a chegar em uma solução criativa:

  1. Identifique o seu problema. O que você precisa resolver de errado com essa ideia. Tente ser o mais específico possível;
  2. Se embriague de informações. Pesquise, leia, assista a vídeos sobre o assunto, opiniões de autores, casos e cases. Hoje é tão mais fácil com a internet conseguirmos extrair conteúdos que nos ajudem. Reúna o máximo de informação possível, isso irá proporcionar um leque de alternativas para você optar por uma solução.
  3. Gestação. Depois que você estiver armado de informações e referências, com o maior número de possibilidades e alternativas, é hora de colocar a sua “filha” ideia para amadurecer. Rabisque, grave em voz alta, cante, escreva, faça um vídeo, sinta-se à vontade para que essa ideia nasça.
  4. Eureca baby! A sua grande ideia ou a melhor solução chegou!

Lembre-se, não existe fórmula mágica, afinal, criatividade é algo que é desenvolvido diferentemente em cada pessoa. Deixo para finalizar a frase de uns dos caras mais fodas que o mundo já viu, Albert Einstein, “A criatividade é a inteligência se divertindo”.  Então divirta-se!

 

Até o próximo texto. Abraço 😉

Nádia. Atendimento da Equipe FX7

Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *