Marketing Pessoal como diferencial profissional

· 02/10/2018 · 10:00

Vamos conversar sobre um dos assuntos que interfere bastante na nossa vida, quando falamos da nossa área profissional, principalmente. Acredito que, você, assim como eu, também já deve ter passado por um momento na vida que se sentiu um pouco perdido quanto ao que deveria fazer para melhorar sua imagem profissional, sendo na hipótese de uma promoção, melhorar sua remuneração ou até mesmo procurar uma nova perspectiva, mas não soube por onde começar ou ficou com medo de não conseguir transmitir sua capacidade. Isso é mais do que normal.
Um bom trabalho de Marketing Pessoal pode te ajudar a identificar os pontos fortes e características peculiares, usando-as de forma positiva na construção do seu diferencial competitivo.

Mas você sabe o que é Marketing?

Kotler, um dos mestres dos magos do Marketing, dizia que marketing é o processo administrativo e social que passamos para conquistar o que necessitamos e desejamos, por meio de criação e troca de valores com os outros.

Já dizia Oliveira Neto, quando encaixou os 4P’s do Marketing, traduzidos no indivíduo. “O processo encetado por um indivíduo, envolvendo a concepção, planejamento e execução, de ações que contribuiriam para: a formação profissional e pessoal do indivíduo (produto), a atribuição de um valor justo e compatível com o posicionamento de mercado que se queira adquirir (preço), a execução de ações promocionais de valorização pessoal (promoção), que colocariam no lugar certo na hora certa (distribuição) ”.

No Marketing pessoal não tratamos as pessoas como objeto, mas sim, valorizamos a divulgação e demonstração de todas as capacidades e potencialidades de cada um.

Então vamos as dicas de como colocar em prática esse tal de Marketing Pessoal:

  1. Invista nos seus relacionamentos: O sistema de informações, suporte e referências que você monta será baseado em seus relacionamentos com outros indivíduos e empresas.
  2. Demonstre da melhor maneira suas capacidades e valores, sendo através de um currículo bem formatado, de um portfólio diferenciado ou mesmo uma apresentação “cara a cara”;
  3. Não deixe de acreditar no seu potencial e também não se menospreze pela opinião de outros;
  4. Tente sempre conhecer novas pessoas, profissionais, que assim sua lista de networking será maior e lhe proporcionará mais indicações;
  5. Transmita credibilidade, que é a qualidade de ser confiável, digno de confiança.

Mesmo com estas dicas, fique com a principal, que é: o seu Marketing Pessoal é e deverá ser sempre trabalhado, tanto a curto, como a longo prazo, pois tanto você, quanto o mercado de trabalho sempre estarão em constantes mudanças.

E aí, gostou do conteúdo? Quer compartilhar com a gente mais dicas e angústias do seu mercado de trabalho, deixe seu comentário que vamos ficar supersatisfeitos em trocar figurinhas. 😁

 

Nádia. Atendimento da Equipe FX7

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