Você sabe as melhores estratégias para perder pro seu concorrente!

· 27/09/2018 · 10:00

Muitas são as teorias para definir “estratégia”. Vão desde os maiores pensadores e cientistas, até ao Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite.

Para sermos concisos, e sem a pretensão de ferir ou desrespeitar todos os estudiosos e pesquisadores do tema, estratégia é um caminho que se escolhe para atingir determinados objetivos ao longo do tempo.

Logo, há de se definir os objetivos e o tempo a serem alcançados antes de se definir o caminho, ou melhor, a estratégia.

Diante desta contextualização, segue algumas estratégias que aumentam consideravelmente o risco de você não conquistar os objetivos, e perder para seu pior concorrente:

  • Criatividade resolve tudo:

Criatividade é um atributo extremamente valioso para achar ideias ou maneiras novas de se resolver determinadas situações. Mas são as capacidades de implementar, engajar, executar e perseverar que de fato geram os resultados. Conheço pessoas altamente criativas, mas que não conseguem finalizar uma ideia se quer. Mais valem pequenos planos inovadores e bem executados até o final, do que planos mirabolantes e revolucionárias ideias que não chegam nem no papel.

 

  • Basta anunciar: a entrega mais rápida com a melhor qualidade e no menor preço

Querer ser melhor em tudo é uma das fórmulas do fracasso. Velocidade, qualidade e preço são variáveis que geram uma análise combinatória bem complexa. Normalmente uma ou duas dessas variáveis precisam ceder para que a outra de fato se diferencie. E não basta apenas anunciar, precisa entregar a expectativa. Caso contrário, a frustração e rejeição de sua marca tornam-se aliados à concorrência.

 

  • Invisto no programa X, pois eu adoro o apresentador.

Quem precisa ver, assistir ou perceber sua marca, produto ou serviço, não é você! As ações de divulgação e comunicação devem ser desenvolvidas de acordo com os hábitos e costumes da maioria dos seus clientes. É muito comum os responsáveis pela aprovação de campanhas publicitárias rejeitarem as propostas devido aos seus gostos pessoais. E muitas vezes ao fazer isso, deixam de aproveitar a oportunidade de criar uma interação de maior engajamento na linguagem e jeito do seu cliente.

 

  • Sempre fiz assim e sempre deu certo

Essa é a máxima das máximas! A experiência que foi adquirida ao longo da trajetória, sem sombra de dúvida, é uma grande bagagem para facilitar o entendimento da situação atual, inclusive para aprimorar a intuição sobre o contexto e suas tendências. No entanto, há que observar se as variáveis que impactam o negócio ou projeto, comportam-se da mesma maneira como no passado. O que normalmente não acontece. Então o que percebemos é que repetir as mesmas ações do passado, mesmo vestidas sob novas roupagens ou discursos, são feitas na tentativa milagrosa de resultados diferentes.

 

Acreditamos que o melhor dos caminhos ou estratégias é a experiência do passado, muitas vezes contida nas pessoas mais antigas da organização, somada as tendências do futuro, contidas no olhar e hábitos dos jovens. O equilíbrio entre essas duas vertentes levam a escolha de estratégias mais personalizadas e de maior grau de assertividade.

Eu espero que você tenha gostado, e que todas essas estratégias sejam engrandecedoras para o seu projeto. Se tiver alguma dúvida, é só passar aqui na agência, que a gente bate um papo.

Até a próxima.

 

Evans Filgueiras. Planner da Equipe FX7

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