Já te falei porque você deve fazer Marketing Digital, agora eu vou te dar algumas dicas de como planejar a campanha. Sabemos que existem inúmeras maneiras de fazer isso, cada pessoa escolhe aquela que mais se adapta às suas estratégias. Eu me acostumei a utilizar um diagrama parecido com o 5W2H e isso tem me permitido definir o que é esperado e alcançar resultados.
Neste, nós vamos determinar atividades que precisam ser desenvolvidas, como um checklist. Cada passo é descrito com o máximo de clareza possível e eles irão permitir que toda a campanha seja entendida de forma transparente.
O primeiro passo que precisamos descrever nele é ‘o que’:
- O que sua empresa oferece (produtos e serviços)?
- Qual sua proposta de valor?
- O que faz de você único naquilo que oferece ao seus clientes?
Em seguida, vamos para o ‘quem’:
- Quem são os seus clientes?
- O que você sabe sobre deles?
- Onde eles moram?
- O que eles consomem?
- A qual classe social pertencem?
No ‘quando’, vamos saber:
- Qual a hora certa de comunicar com o seu potencial cliente?
Chegamos ao momento em que você já conhece o seu cliente. Agora, no ‘como’, precisamos saber qual conteúdo será relevante para ele no dia a dia. Além disso, assim como em uma campanha offline, nós precisamos saber quais as mídias vamos utilizar para atingir o nosso objetivo. No online não é muito diferente, podemos escolher diversos posicionamentos, em variados meios e os resultados podem ser interpretados de diferentes maneiras, a depender do call to action implantado na campanha.
Agora, onde vamos conversar com nossos possíveis clientes? Sabemos que eles são distintos e dinâmicos, por isso precisamos entender:
- Onde encontrá-los e qual o melhor lugar para alcança-lo?
- Qual seu nível de experiência ou em qual nível seu negócio se encontra?
- Qual o comportamento adequado para cada posicionamento?
Por último, por que essa campanha irá acontecer? Qual seu objetivo com ela?
Esse é o ponto mais importante, você precisa saber onde quer chegar, se não, de que adianta a construção de toda a campanha? Toda a sua comunicação tem que ser trabalhada em um único objetivo, e lembre-se, uma única ação não atinge mil objetivos, você precisa alcançá-los com diversas ações.
Agora, sabe qual a principal vantagem do Marketing Digital? Podemos mensurar e otimizar o tempo todo e, se você sentir que está longe de alcançar seus objetivos, pode voltar ao seu diagrama e repensar quando, onde e como sua campanha vai funcionar, isso com certeza vai te ajudar a recuperá-la.
Você, nesse momento, pode estar se perguntando, mas é os custos? Bom, eu disse que era um diagrama parecido com o 5W2H e, neste, não envolvo os custos. O planejamento de custos pode ser feito de diferentes maneiras, mas isso a gente fala num outro texto, ok?!
E aí, o que achou do conteúdo? Espero muito que você tenha aprendido algo novo, que sirva de inspiração pra você escolher o Marketing Digital como um dos canais de publicidade. Se você tiver dúvidas, sugestões e até críticas construtivas, comente aqui. E se você tiver uma ideia, que tal tomarmos um café? 😁